Receitas

17.5.17

Dica #51 - Como escolher legumes


E os legumes? Como os vamos escolher?

Procurem legumes da estação, quando eles estão mais frescos e são encontrados com mais facilidade; é quando são mais saborosos e conservam todo o seu teor nutritivo. Prefiram sempre os legumes de aparência firme e fresca que tenham folhas brilhantes. Evitem os que apresentem manchas escuras, folhas murchas, estejam esfolados ou com a polpa amassada.

Raízes e Tubérculos

Cenoura, batata, beterraba, nabo e rabanete devem estar firmes, frescos e com a pele lisa. Evitem os que tiverem manchas ou brotos.
imagem retirada do pinterest

Cogumelos

Escolham cogumelos com aparência firme e fresca, que tenha "floração" tenra e aroma suave. O talo deve estar húmido; se estiver seco, o cogumelo pode estar velho.
imagem retirada do Pinterest
Cebolas

Escolham cebolas de bulbo firme, casca de colorido uniforme e sem sinais de brotos. Evitem as moles ou com cheiro de bolor.
O alho-poró e o Cebolinho devem ter folhas verdes e raízes com aparência fresca.

Imagem retirada do Pinterest

Alface e Agrião

Escolham as alfaces e o agrião que tenham cheiro de frescos e que estejam levemente húmidos na superfície. Vejam se o interior é bem-formado. As folhas não podem estar murchas nem ter manchas escuras.

Imagem retirada do Pinterest
Hortaliças

Escolham endivas, acelgas e espinafres com folhagens verdes e crespas. As folhas devem estar húmidas ao toque; evitem as moles e murchas. Não podem apresentar sinais de mordidas de insetos.

Imagem retirada do Pinterest

Talos e Brotos

O aipo, a alcachofra, a erva-doce, os espargos e a chicória devem estar bem fechados, com as folhas firmes e sem manchas.

Imagem retirada do Pinterest

Vagens e Sementes

Escolham ervilhas e feijão cuja vagem esteja bem verde e seja cheia e gordinha. Escolham milho verde com a palha verde bem fechada, e os grãos roliços, uniformes e brilhantes. Os grãos devem estar bem presos.

Imagem retirada do Pinterest

Cruciferas

Escolham couve-flor, bróculos, couves-de-bruxelas ou repolhos compactos e de forma regular. As folhas externas devem estar frescas, nem murchas, nem amarelas. O talo deve ser húmido e quebradiço.
Imagem retirada do Pinterest

Deixo-vos com umas Chips de Batata Doce que adoro.


Dicas Frescas e Sem Espinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário