Receitas

27.9.16

Dica #36 - Tachos, Panelas e afins

Ele há coisas que me deliciam e uma delas são tachos, panelas e afins!

Existem de diversos materiais e como tudo, uns são melhores que outros, por isso deixo aqui um breve resumo sobre todos eles, para vos ajudar a decidir (eu tenho aqui uma paixoneta por um tipo de material, quem adivinha qual??).

Panela de Vidro

Vantagens: versáteis e sem contraindicação, não retém sujidade e não eliminam substâncias.  Permite ver o cozimento e aquece rápido.  Não passa resíduos para a comida, conservam melhor os nutrientes dos alimentos e são mais higiênicas.

Desvantagens: O alimento adere facilmente. Parte-se com facilidade.

Dica: Para que dure mais, envolvem-se num pano antes de guardar.


Panela de barro

Vantagens: mantém o calor por muito tempo, permite servir à mesa na própria panela. É interessante o uso de panelas de barro para preparar alimentos como molhos, ensopados, feijão e sopas.

Desvantagens: demora a aquecer e exige muito cuidado na limpeza. Devem-se evitar preparações com baixo teor de água, pois estas panelas tendem a desidratar e ressecar o alimento.

Dica: antes de usar, é aconselhável adicionar de 2 a 3 colheres de sopa de óleo na panela e levar ao lume. O óleo irá queimar e, quando começar a formar uma fumaça escura, deve-se desligar o lume. Este procedimento garante uma melhor impermeabilização da panela e aumenta a durabilidade. Devem ser guardadas secas e sem a tampa.

Panela Esmaltada

Vantagens: leva uma camada de esmalte especial de vários minerais para resistir às altas temperaturas e evitar a contaminação por germes e bactérias. Aquece rapidamente e mantém bem o calor. É usada para cozinhar pouca quantidade de alimentos, molhos e sopas.

Desvantagens: são muito delicadas.  A camada de esmalte descasca facilmente com pequenas batidas.

Dica: na hora da limpeza não use materiais ásperos e produtos químicos fortes.

Panela de Inox

Vantagens: é muito resistente e distribui igualmente o calor. Não altera sabor ou cor dos alimentos.

Desvantagens: não é indicada para fritos, já que o óleo pode aquecer demais. Por isso é importante ficar atendo para a comida não passar do ponto e não queimar as mãos, pois as pegas também aquecem. Mesmo tendo a migração de níquel em baixa quantidade, há pesquisas que não recomendam o material para pessoas sensíveis ao metal.

Dica: seque-a imediatamente após lavar caso contrário ela pode manchar devido ao cloro presente na água. Para evitar que risque, lavar após o uso com esponja macia e secar bem.

Panela de Alumínio

Vantagens: São as panelas mais baratas.  As com fundo grosso são boas para selar carnes sem soltar água.

Desvantagens: O metal pode interferir na cor e até no sabor da comida. Não distribui nem mantém a temperatura.

Panela de Teflon

Vantagens: é antiaderente, o alimento não pega e por isso usa-se menos óleo, o que reduz em até 30% a gordura dos alimentos.

Desvantagens: Pode queimar a comida, já que aquece rápido.  Risca com muita facilidade. Estudo publicado na revista Chemosphere de 2015 demonstrou que o Teflon® é primariamente composto por politetrafluoroetileno o qual, quando aquecido, liberta uma substância chamada ácido perfluoro-octanóico. Essa substância parece ser libertada 1h após exposição ao calor a 230 graus Celsius ou mais, mas quando ultrapassa os 260 graus a emissão desta substância multiplica após 30 min. Os alimentos são contaminados em contato com a panela aquecida, mas o pior é que ele é tóxico e acumula na corrente sanguínea e além de ser carcinogênico e hepatotóxico.

Panela de Ferro

Vantagens: ótima condutora e retentora de calor. Indicada para pratos que demoram muito no lume. Estudo realizado pela Unicamp em 2003 comprova que o mineral liberado durante o cozimento vai para o alimento e o deixa com uma maior quantidade de ferro, auxiliando no combate a anemia. Porém, em quantidades excessivas e diárias pode ser prejudicial, pois o acúmulo de ferro no organismo gera espécies reativas de oxigênio responsáveis pelo envelhecimento precoce e aumento do risco para doenças crônicas não transmissíveis.

Desvantagens: é pesada e pode enferrujar. Na limpeza, se muito esfregada, solta uma ferrugem prejudicial à saúde.

Dica: na hora da compra, escolha as de cabo de madeira que não esquentam. Lavar sempre com sabão em barra ou pedra (glicerina, coco) e deixar secar preferencialmente ao lume.


Resumindo, temos de fazer escolhas!
Eu já fiz a minha, quero panelas de ferro!
Informação retirada daqui!
Dicas, Sem Espinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário